Margarida Azevedo

Schneider/Almeida

Volume 03
Podem ouvir aqui.
Edição | 2018

Não é a primeira vez que Gonçalo Almeida e Jörg A. Schneider se juntam nestas andanças. O cruzamento entre a bateria de Schneider e o baixo de Almeida deu origem ao álbum ROJI – The Hundred Headed Womenda editora Shhpuma, em 2016, tendo como convidados Susana Santos Silva no trompete e Colin Webster no saxofone barítono.

ROJI – The Hundred Headed Women desenha na minha mente um cenário de uma noite sombria. Os sons levam-me para ambientes de rock e é sem dúvida um disco que encaixa nas minhas medidas!

Mas desta vez os dois músicos unem-se entre bateria e contrabaixo num disco dentro da SCHNEIDER COLLABORATIONS. Schneider/Almeida é o volume 03 de um conjunto de álbuns que aconselho vivamente a ouvir.

Volume 01 | SCHNEIDER / SCHARCO
Volume 02 | SCHNEIDER / COMPLAINER
Volume 04 | SWWS CHRONICLE REVOLUTION ANGELS

Ao longo de oito temas o diálogo entre Schneider e Almeida é evidente, ritmado e cheio de pequenos pormenores que nos fazem ouvir uma e outra vez a mesma malha na procura de mais um detalhe que numa primeira audição nos passou despercebido.

Os convidados são Julius Gabriel no Saxofone Tenor e Colin Webster no Saxofone Alto. E é com Julius Gabriel que se inicia o disco com Blissfull.

É exatamente num dos temas com Julius Gabriel que o meu ritmo cardíaco acelera e o grau de atenção aumenta. Dreamy tem tudo o que eu gosto musicalmente. Diálogo, harmonia, desarmonia, confronto e, acima de tudo, a presença de linhas de contrabaixo que me captam a atenção e me desligam de tudo em redor de mim.

Já em Mischievous, aconteceu o que não esperava. Saltei para o tema seguinte. Não consigo seguir os quatro minutos e trinta e quatro segundo sem ficar demasiado agitada. Existe algo que não me atrai mas não consigo descrever o porquê. Só posso escrever que não se explica, sente-se. Poderá ser do saxofone de Webster (mas a culpa é inteiramente minha e da minha pouca tolerância aos agudos do saxofone alto).

Um disco bem conseguido, coerente, com ambientes sonoros interessantes, e que nos mostra, mais uma vez, que Schneider e Almeida fazem um duo recomendável aos nosso ouvidos.

Nota: Amanhã, dia 23 de outubro, o Julius Gabriel toca com Talea Jacta no espaço Maus Hábitos, no Porto. Mais informações sobre o concerto aqui.

Alinhamento

Blissfull*Bug EyedDreamy*GlowingFurtiveMischievous**GloriousEcstatic**

Créditos

Jörg A. Schneider / Drums
Gonçalo Almeida / Doublebass
*feat. Julius Gabriel / Tenor Sax.
**feat. Colin Webster / Alto Sax.

——————————————————-

Recorded, mixed & mastered by Ralf J. Rock & Jörg A. Schneider / August-September 2017 Loundry Room Hückelhoven

——————————————————-

Design & Artworks by Soheyl Nassary