Schneider/Almeida
Volume 03
Podem ouvir aqui.
Edição | 2018
Não é a primeira vez que Gonçalo Almeida e Jörg A. Schneider se juntam nestas andanças. O cruzamento entre a bateria de Schneider e o baixo de Almeida deu origem ao álbum ROJI – The Hundred Headed Women, da editora Shhpuma, em 2016, tendo como convidados Susana Santos Silva no trompete e Colin Webster no saxofone barítono.
ROJI – The Hundred Headed Women desenha na minha mente um cenário de uma noite sombria. Os sons levam-me para ambientes de rock e é sem dúvida um disco que encaixa nas minhas medidas!
Mas desta vez os dois músicos unem-se entre bateria e contrabaixo num disco dentro da SCHNEIDER COLLABORATIONS. Schneider/Almeida é o volume 03 de um conjunto de álbuns que aconselho vivamente a ouvir.
Volume 01 | SCHNEIDER / SCHARCO
Volume 02 | SCHNEIDER / COMPLAINER
Volume 04 | SWWS CHRONICLE REVOLUTION ANGELS
Ao longo de oito temas o diálogo entre Schneider e Almeida é evidente, ritmado e cheio de pequenos pormenores que nos fazem ouvir uma e outra vez a mesma malha na procura de mais um detalhe que numa primeira audição nos passou despercebido.
Os convidados são Julius Gabriel no Saxofone Tenor e Colin Webster no Saxofone Alto. E é com Julius Gabriel que se inicia o disco com Blissfull.
É exatamente num dos temas com Julius Gabriel que o meu ritmo cardíaco acelera e o grau de atenção aumenta. Dreamy tem tudo o que eu gosto musicalmente. Diálogo, harmonia, desarmonia, confronto e, acima de tudo, a presença de linhas de contrabaixo que me captam a atenção e me desligam de tudo em redor de mim.
Já em Mischievous, aconteceu o que não esperava. Saltei para o tema seguinte. Não consigo seguir os quatro minutos e trinta e quatro segundo sem ficar demasiado agitada. Existe algo que não me atrai mas não consigo descrever o porquê. Só posso escrever que não se explica, sente-se. Poderá ser do saxofone de Webster (mas a culpa é inteiramente minha e da minha pouca tolerância aos agudos do saxofone alto).
Um disco bem conseguido, coerente, com ambientes sonoros interessantes, e que nos mostra, mais uma vez, que Schneider e Almeida fazem um duo recomendável aos nosso ouvidos.
Nota: Amanhã, dia 23 de outubro, o Julius Gabriel toca com Talea Jacta no espaço Maus Hábitos, no Porto. Mais informações sobre o concerto aqui.
Alinhamento
Blissfull*Bug EyedDreamy*GlowingFurtiveMischievous**GloriousEcstatic**
Créditos
Jörg A. Schneider / Drums
Gonçalo Almeida / Doublebass
*feat. Julius Gabriel / Tenor Sax.
**feat. Colin Webster / Alto Sax.
——————————————————-
Recorded, mixed & mastered by Ralf J. Rock & Jörg A. Schneider / August-September 2017 Loundry Room Hückelhoven
——————————————————-
Design & Artworks by Soheyl Nassary
Outras publicações
Afonso Cruz Amor Estragado Ana Bárbara Pedrosa Antena 2 Bertrand Editora Clean Feed Covidarte Dark Owl Edições Editora Cambucá Escritora Feira do Livro Flow Gonçalo Almeida Grupo Narrativa Hernâni Faustino Hexum Ikizukuri Jorge Nuno José Lencastre João Sousa Junichirō Tanizaki Kramp Liner Notes Literatura Live in Lisbon Margarida Azevedo Maria José Ferrada MiMi Records Nuno Morão Out.Fest Palavra do Senhor Phonogram Unit Questão Pentagonal Rafael Toral Relógio D'Água Ricardo Jacinto Rodrigo Pinheiro Romance Rosane Nunes Rui Zink Solos Contados Space Quartet Sphere² Susana Santos Silva The Selva